terça-feira, 30 de novembro de 2010

3 maneiras de instalar o Ubuntu através de uma Pen USB

Instalar ubuntu através de uma penUtilizar uma pen para instalar o Ubuntu é uma ideia cheia de benefícios: para além da instalação ser muito mais rápida, não estraga um CD, poupando dinheiro e ajudando o ambiente! Como não existe uma maneira simples de tornar uma pen num dispositivo de arranque, tal como acontece com os CDs, neste artigo apresento várias soluções que permitem tornar a sua pen USB num dispositivo de arranque capaz de instalar o Ubuntu no seu computador e no dos seus amigos!
Existe várias maneiras de transformar uma pen num instalador de Ubuntu. Por isso, explicarei algumas delas e o utilizador deverá escolher a que mais lhe convém. O meu conselho é utilizar o programa UNetbootin pelas excelentes recomendações que recebe por todo mundo e por ser um programa que funciona tanto em Windows como em Ubuntu.
Pen pronta a ser utilizada como instalador do Ubuntu
Antes de mais, para utilizadores do Windows, também existe uma maneira de fazer este processo. Para esses, devem ver a última secção deste artigo.
Para além desta nota, também é necessário avisar que este processo pode não funcionar no seu computador. Existe casos em que mesmo configurando a BIOS do computador para arrancar por dispositivos de armazenamento por USB, este não arranca. Nesses casos o melhor é gravar o Ubuntu num CD e arrancar pelo CD-Rom que certamente funcionará!

Pré-requisitos

Tipo de ficheiros da pen USB

O primeiro requisito necessário para este procedimento é ter a pen com sistema de ficheirofat32. Só através deste sistema de ficheiros é que é possível criar uma pen de arranque. Para além disso, convém, também, que a pen esteja vazia, para evitar eventuais problemas com ficheiros que lá estejam.
Sistema de ficheiros de uma pen em fat32

Imagem do Ubuntu

Como é óbvio, se precisa de pôr o instalador do Ubuntu numa pen, precisa de fazer download do próprio instalador. Ora, estes procedimentos tem um funcionamento muito simples que se resume a passar a imagem do CD do Ubuntu para a pen, transformando-a numa pen de arranque. Deste modo, precisa de fazer download do ficheiro .iso (imagem do CD do Ubuntu), que pode ser encontrado nesta página (página oficial do Ubuntu com a última versão estável):
A fazer download do ficheiro iso do Ubuntu

BIOS configurada para arrancar por pens USB

Para utilizar este método de instalação, precisa de avisar o seu computador que é necessário arrancar o sistema pela pen USB. No caso do seu computador ser muito antigo é possível que não tenha a opção de arrancar por dispositivos USB. Como aceder à BIOS e configurar o arranque depende de marca para marca da motherboard e mesmo do modelo, este artigo não irá abordar essa questão tão basta. No entanto, apresento dois links muito importantes no caso de ter dúvidas relativamente a esta matéria:
A modificar o arranque na BIOS

1. Criador de disco de arranque USB padrão do Ubuntu

Desde o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10) que existe uma aplicação que vem instalada por padrão que permite criar pens que arrancam com o Ubuntu. Por isso, se tem esse Ubuntu ou um mais actual, poderá transformar a sua pen num instalador do Ubuntu sem ter de instalar nenhum programa adicional. Para tal basta abrir o “Criador de disco de arranque USB” que se encontra em Sistema→Administração→Criador de disco de arranque USB.
A abrir criador de pens padrao do ubuntu
Depois de ter aplicação aberta, clique no botão “Outro…” e, na nova janela, procure e seleccione a imagem do ubuntu (ficheiro .iso) que fez download.
A adicionar imagem do ubuntu
De seguida seleccione a pen a transformar num dispositivo de arranque.
A seleccionar pen a transformar
Clique no botão “Criar disco de arranque” e espere até o processo terminar. Depois basta reiniciar o computador e ele, automaticamente, irá arrancar pela pen USB.
Criar disco de arranque!

2. Criar a pen USB de arranque através do UNetbootin

UNetbootin é um programa que permite criar pens de arranque para instalar sistemas operativos Linux. Permite, inclusive fazer download e instalar na pen de uma forma completamente automática. Por ser um programa bastante completo, recomendo-o como programa a utilizar para criar pens de arranque.
Apesar de o UNetbootin permitir fazer download automaticamente, sem ser preciso buscar o ficheiro .iso, neste artigo, explico como criar uma pen de arranque através do ficheiro .iso, pois torna o artigo mais abrangente, visto que o UNetbootin não inclui versões ainda em desenvolvimento das várias distribuições existentes.
Assim, comece por instalar o UNetbootin clicando aqui ou escreva o seguinte no terminal:
sudo apt-get install unetbootin

Depois de ter o programa instalado, abra-o através do Menu Principal do Ubuntu, emAplicações→Ferramentas→UNetbootin.
A abrir o UNetbootin
No UNetbootin, seleccione a opção “Imagem” e clique no respectivo a essa opção para procurar o ficheiro .iso.
A seleccionar modo e ficheiro ISO
De seguida, seleccione a pen a transformar e clique no botão “OK”.
A transformar pen

3.Criar uma pen de arranque pelo Windows

Para criar uma pen de arranque para instalar o Ubuntu, através do sistema operativo Windows, faça download do UNetbootin clicando no botão a seguir:
Clique para fazer download!
De seguida, dê duplo clique para abrir a aplicação, seleccione a imagem do CD e a pen a gravar e clique em “OK”. O processo é exactamente igual ao processo explicado acima doUNetbootin para o Ubuntu, por isso, se tiver alguma dúvida veja acima o processo descrito pormenorizadamente.
UNetbootinnnnn no windows

Nenhum comentário:

Postar um comentário