sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Shell Script Profissional

O que é shell?

Por: Aurélio Marinho Jargas

Shell é a linha de comando do Linux (e UNIX). É o shell quem interpreta a linha de comandos digitada pelo usuário no terminal e chama os programas desejados. Lê-se "xéu", como em "meu deu du xéu" :)

Além de executar comandos do sistema, o shell também tem seus próprios comandos, como IF, FOR e WHILE, e também possui variáveis e funções. Tudo isso para tornar um pouco mais "esperta" e flexível essas chamadas de comandos feitas pelo usuário.

Como estas são as características de uma linguagem de programação, o shell é uma ferramenta muito poderosa para desenvolver scripts e programinhas rápidos para automatizar tarefas do dia-a-dia.

Para os que vêm do mundo MSDOS, pense no shell como um Batch (dos arquivos .BAT). O shell é como um Batch (muito) melhorado.

Mas não se engane, o shell não é um brinquedo.

Assim como serve para fazer scripts de 5 ou 10 linhas, ele é versátil e completo o suficiente para que GRANDES programas sejam feitos nele. A interação natural com o sistema operacional e seus programas multiplica os poderes do shell.

Interfaces interativas com o usuário, programas de cálculos, CGI, instaladores de software, manipulação de banco de dados, rotinas de backup, tudo isso pode ser feito em shell!

Quer exemplos? Dê um file /usr/bin/* | grep shell aí no seu Linux para ver como o shell já faz parte de sua vida.

Acesse o guia completo em: http://aurelio.net/shell/

Nenhum comentário:

Postar um comentário